top of page

A presente intervenção visa a concretização de um conjunto de infraestrutura visando a execução de uma via ciclável e pedonal na zona Norte/Nascente de Gualtar, no espaço territorial da freguesia de Gualtar, estabelecendo-se como princípio a valorização dos espaços florestais como elementos fundamentais de defesa do património na sua ligação com as áreas e os percursos envolventes. A requalificação e valorização desta zona promove a continuidade da requalificação urbanística já executada e que fará no futuro a ligação ao futuro campo de futebol de Gualtar que irá incluir várias infraestruturas desportivas que completam esta intervenção.

A Proposta
O projeto de requalificação destas vias rurais / florestais, em ambiente de bosque e monte, tem como princípio a manutenção da maior parte das árvores existentes e arbustos e anda a plantação de várias espécies autócnes no local que irão permitir a reflorestção desta área que foi vítima de incendios nos últimos anos. Será realizado o abate apenas das que indiciam risco para a segurança.

A pavimentação do percurso ciclo-pedonal será adequada à prática de jogging, skate, ciclismo, etc., rematado com interrupções pontuais que permitam o acesso a locais de observação de paisagem, aves e outras espécies junto às áreas e à área a renaturalizar, garantindo zonas de paragem, de observação e de descanso. O estacionamento e paragem de viaturas localizar-se-á junto à Poça Nova libertando a paisagem para usufruto do peão aproximando-o do meio natural do percurso. Esta zona será arranjada para permitir ainda um local de merendas e será também feito o aproveitamento da fonte natural.

O circuito aproveita toda a paisagem cénica patente nesta área territorial, designadamente, a do Vale do Este, o que irá atrair muitos utilizadores que atualmente usam a variante do fojo como local de passeio. Evita-se assim o risco acrescido de acidentes e atropelamentos nessa via. Esta intervenção privilegia o valor paisagístico e ambiental em contacto com a paisagem do vale do Este, determinante na transição entre a paisagem urbana e a paisagem rural.

A via terá uma extensão total de 3,22 km no seu perímetro total em circuito fechado.

Estará também vedada ao trânsito motorizado e ao longo de todo o percurso será iluminada com luminárias carregadas por painéis solares o que irá permitir circulação noturna em segurança.

Será privilegiada a manutenção dos declives e estruturas existentes que atualmente são utilizadas e do agrado dos vários utilizadores.

A intervenção permitirá ainda a criação de um espaço científico ligado à biologia. Serão assinaladas as várias espécies e pontos de interesse biológico e geológico assim como os locais para observação de fauna.
 

Em termos de pavimentação, terá a colocação de camada de desgaste com 20 cm que será compactada em caixa para o efeito. Serão executados lancis de cimento, boleados numa das arestas, com as dimensões 25 cm x 20 cm. O troço de ciclovia / via pedonal a construir é constituída por argamassa de de cimento pigmentada à cor vermelha, com 5 cm de espessura, assente sobre camada de Touvenant.

bottom of page