top of page

O Planetário - Casa da Ciência de Braga tornou-se em 2017 uma referência no ensino das ciências no concelho de Braga. Com uma média de 1250 visitantes por mês, este espaço de divulgação e promoção da cultura científica começa a ter dificuldades a dar resposta adequada ao aumento do número de visitantes. Muito disto se deve aos muitos professores que viram neste espaço uma mais valia na aprendizagem das crianças do nosso concelho. 

 

De modo a alargar a oferta e sobretudo a dar resposta às solicitações (atualmente estamos limitado a grupos de 60/80 pessoas), propõe-se a criação de um laboratório Heliofísico que permita o estudo, a observação e espectroscopia do Sol.

A Casa da Ciência de Braga tem vários protocolos de cooperação com entidades públicas. No domínio da divulgação, houve nos últimos anos um aumento muito significativo das actividades decorrente da parceria com o Município de Braga, a Agência Nacional Ciência Viva (integra a Rede Nacional de Centros) e o Departamento de Física da Universidade do Minho

POTENCIALIDADES 

Sendo 87% das visitas realizadas por grupos escolares (e essencialmente durante o dia), é muito importante alargar a oferta atualmente disponível evitando desta forma os constrangimentos atuais. A execução do Helio-Observatório irá possibilitar observações diurnas do Sol (as únicas possíveis durante o dia), permitindo o ensino de temáticas que vão desde o 1º Ciclo até ao estudo de temáticas mais complexas abordadas nos programas do Ensino Secundário. Cria-se ainda um espaço interativo novo e revolocionário, uma área expositiva (alargada ao público em geral) e uma sala metrológica.

Teremos ainda um espaço para desenvolver trabalhos multidisciplinares focados na componente técnica . Muito importante ainda é a criação de uma pequena oficina de "mecânica", de uma base de calibração metrológica e de instrumentação diversa.

Muito importante ainda é a criação de uma pequena oficina de "mecânica", de uma base de calibração metrológica e de instrumentação diversa.

O principal objectivo deste projecto é, por isso, complementar a oferta actual na promoção do trabalho experimental em estudo do meio, ciências naturais, física, matemática, biologia, geologia e ciências outras experimentais (como robótica e programação) possibilitando que estudantes do pré-escolar até ao secundário (e o público-geral) ter contacto com diversas aplicações desenvolvidas na investigação científica.

Ao mesmo tempo, este espaço será o primeiro observatório público solar no norte de Portugal, capaz de realizar registos regulares do aspecto da superfície solar,  o que o torna ainda mais importante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Instrumentação a implementar no espaço e organograma

O espaço será dividido em quatro áreas principais:

1- Observatório HelioFísico H-Alfa

2- Sala Interactiva / Expositiva

2- Sala Multidisciplinar

4 - Sala de calibração metrológica

5- Recepção

 

Serão instalados no observatório os equipamentos já existentes (montagem robotizada CGS com telescópio solar no visível e telescópio PST acoplado).

Para além deste equipamento prevê-se instalar no espaço uma montagem EQ8 - PRO com telescópio apo de 6" e ainda uma montagem Paramount MyT com telescópio Lunt Solar Systems ST 100/800 LS100T Ha B1800 FT para observação do Sol em H-Alfa e duas camaras para captura de imagem solar em alta resolução.

O projecto prevê uma parceria com o Ciência Viva de modo a instalar módulos interactivos. Estes módulos permitem gerar dinâmicas com os visitantes potenciando a aprendizagem e o gosto pela ciência. 

 

Público alvo:

Alunos do pré-escolar, do ensino básico e do secundário; público-geral;

 

Objetivos Gerais:

- Promover a formação de parcerias entre o Planetário - Casa da Ciência de Braga e as escolas e alargar a parceria com a  Universidade do Minho colocando o equipamento ao dispor da investigação;

- Envolver alunos do ensino superior e secundário na realização de actividades de ensino experimental nas escolas;

- Despertar o interesse do público-geral pela ciência, nomeadamente pela Física, Matemática, Biologia e Astronomia promovendo o espírito científico junto da sociedade.

- Rentabilizar os equipamentos e espólio existentes;

- Criar novas valências e atividades centradas em atividades "Hands-On";

- Realizar ações científicas com investigadores e promover o seu contacto com o público;

- Contribuir para o ensino experimental da astronomia e das ciências a ela associadas;

- Promover junto da sociedade e dos alunos o interesse pela ciência e o seguimento de estudos universitários na área científica e tecnológica.

- Possibilitar a utilização de tecnologia atual com importantes aplicações na sociedade atual.

- Dar resposta às manifestações de interesse e entusiasmo das escolas parceiras e outras;

Planetário - Casa da Ciência de Braga

Planetário - Casa da Ciência de Braga

obs.png
bottom of page